Via Lácte em números 

A Via Láctea é a galáxia onde vivemos e é conhecida desde os tempos mais antigos. Os gregos comparavam a faixa de estrelas observadas a um «rio de leite», daí o nome Via Láctea. Numa noite de Verão, num local onde haja pouca poluição luminosa, é possível observar um dos braços da nossa Galáxia, conhecido pelos nossos avós como a estrada de Santiago.

  • Efectua o download do artigo completo aqui!

Chuvas de Estrelas

As chuvas de estrelas devem-se aos detritos (poeiras e grãos rochosos) de cometas activos ou extintos.

À medida que um cometa passa perto do Sol, vai perdendo material, de um modo análogo a um carro usado que á medida que faz uma viagem vai perdendo óleo na estrada., deixando um rasto atrás de si!!!

  • Efectua o download do artigo completo aqui!

Um olhar para o passado

As estrelas que observamos numa noite estrelada, podem ou não existir no presente!!! A explicação prende-se ao facto da distância a que se encontram de nós e o «tempo» que é necessário à luz dessa estrela até atingir a Terra

  • Efectua o download do artigo completo aqui!

Poeiras das Estrelas

O Homem desde os primórdios que procura dar respostas ao mundo que o rodeia, nomeadamente no que se refere ao porquê das coisas. (Daí existir as Ciências Físico-Químicas e não só...!)

  • Efectua o download do artigo aqui!

A impressão digital das estrelas

É a partir da luz que chega das estrelas que os astrónomos recolhem informações acerca das propriedades físicas e químicas das estrelas, tais como a sua temperatura ou constituição.

  • Efectua o download do artigo aqui!